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Melhore o atendimento ao cliente através da empatia

Melhorar o atendimento ao cliente é tão importante quanto conhecer seu público-alvo e vender um produto de qualidade: é uma forma de fidelizar e garantir novos clientes. Mas, você sabe qual é a palavra-chave quando o assunto é a conquista de clientes?

Empatia é o diferencial para melhorar o atendimento ao cliente.

Empatia é a palavra-chave que empreendedores e profissionais de qualquer área que tenha atendimento ao cliente precisam lembrar e exercitar em seu dia a dia.

Afinal, por mais que os seus clientes vejam bons resultados em seus produtos, não há nada mais desmotivador do que um atendimento desinteressado, automático e grosseiro, não é mesmo?

Ao melhorar o atendimento ao cliente, você pode satisfazê-lo, conquistá-lo e motivá-lo a não só continuar como seu cliente, mas a divulgar a sua empresa.

Veja alguns passos para melhorar seu atendimento ao cliente

Para ajudar você nessa jornada, veja, abaixo, alguns passos que vão fazer do seu atendimento um aliado na conquista do cliente:

Seja compreensivo, e não solidário

Existe uma ideia de que empatia e solidariedade têm o mesmo significado, porém não é verdade.

Quando você se envolve emocionalmente com os seus clientes e diz frases como: “essa situação também me incomoda…”, o cliente pode ter uma visão de que nem você terá como resolver seus problemas. Com isso, você vai aparentar apenas ser solidário, e não encorajado a solucionar o caso.

Empatia é quando você compreende o problema do outro e como ele está chateado com isso: “Compreendo que essa situação tenha lhe incomodado…”.

O atendente é a voz da empresa, por isso, vale a pena investir no treinamento desses profissionais, não só para conquistar mais clientes, mas para evitar a perda da clientela já conquistada.

Tenha uma linguagem positiva

Quer uma resposta mais seca e negativa do que “não, não temos”? Se o cliente pergunta se você tem algum recurso, amostra grátis, alguma promoção ou aquele produto que está fora de estoque, com certeza você não vai mentir, mas há maneiras de responder com empatia.

Palavras negativas têm um peso muito grande para qualquer um, principalmente se o cliente estiver ansioso por aquilo que procura.

Melhorar o atendimento ao cliente também significa usar uma linguagem positiva, seja por e-mail, pessoalmente ou pelo telefone, a fim de ajudar a causar uma boa impressão.

Prefira, então, substituir a frase “não, não temos” por “infelizmente, nós não fornecemos amostras grátis” ou “infelizmente ainda não dispomos desse recurso”.

Coloque-se no lugar do outro

Exercer a paciência é uma das chaves para melhorar o atendimento aos clientes, afinal, ninguém gosta de ser atendido com grosseria, não é verdade?

A sensação do cliente ao receber uma resposta ríspida é de que somente ele enxerga o problema que, na verdade, pode até ser de fácil solução. É importante entender que cada um tem o seu tempo, e não minimizar ou fazer com que o cliente pense que a sua reclamação não tem propósito.

O atendente é a voz da empresa, por isso, vale a pena investir no treinamento desses profissionais, não só para conquistar mais clientes, mas para evitar não perder a clientela já conquistada.

Gostou dos passos para melhorar o atendimento com seu cliente? Tem alguma sugestão que é usada na sua empresa, que deseja compartilhar? É só deixar seu comentário abaixo. Confira os outros conteúdos no nosso blog.

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