O PABX Cloud, ou telefonia VoIP, é um tecnologia que combina a capacidade da computação em nuvem de armazenamento e acesso de dados via internet, sem a necessidade de um dispositivo físico, com as possibilidades que o PABX oferece às empresas para o roteamento de chamadas. Dessa forma, o PABX cloud trata-se de um sistema telefônico baseado na Internet. Confira neste artigos quais são as principais vantagens do PABX Cloud para sua empresa.
Como funciona?
O principal requisito das tecnologias da nuvem é que para seu funcionamento, a Internet é fundamental. Para o PABX Cloud é necessário conectá-lo ao IP, ou telefone conectado à Internet. Dessa forma, você deve ter um sistema VoIP ou outro sistema IP em funcionamento no seu escritório para usar um PABX na nuvem. Muitos provedores de serviços de VoIP incluem opções de PABX gratuitos.
O PABX Cloud pode ser acessado por meio de uma conta personalizada, de qualquer dispositivo compatível para execução do software que esteja conectado a Internet. Geralmente, basta fazer login utilizando uma senha ou pergunta de segurança. Os vários dispositivos se comunicam entre si através de middleware, um software que possibilita múltiplos meios de acesso à nuvem.
Principais vantagens do PABX Cloud
Facilidade
Ao aproveitar a tecnologia Cloud, o dimensionamento e a expansão do sistema de telefonia são extremamente fáceis. Em vez de ter que investir em mais hardware, caso haja um novo funcionário em sua empresa, basta entrar em contato com seu provedor para que ele adicione outra pessoa à sua conta.
Outro ponto é a facilidade para a implantação desse sistema que exige somente a escolha
de um provedor, toda a hospedagem do sistema telefônico é feito por eles, virtualmente. Por ser um software com uma interface digital, um técnico em qualquer lugar do mundo pode corrigir os problemas na rede instantaneamente.
Acessibilidade
Muitas empresas escolhem um sistema de telefonia baseado na nuvem por causa de sua acessibilidade. Como a tecnologia está hospedada na Internet, você pode acessá-la de qualquer lugar que tenha acesso à Internet. Isso é extremamente útil para funcionários remotos.
Além disso, é possível ter acesso aos recursos, como gravação de chamadas, IVR / Atendimento automático e roteamento de hora do dia. Esses e muitos outros recursos são oferecidos na nuvem e podem ser acessados em um painel fornecido pelo seu provedor.
Economia
Dentre as principais vantagens do PABX Cloud, está o baixo custo. O sistema VoIP ou telefonia IP abre inúmeras possibilidades de contratação de serviço, reduzindo taxas de contratação das operadoras de telefonia. O gerenciamento do sistema também é feito pela empresa responsável pela hospedagem, dessa forma, você não precisa se preocupar com as taxas de manutenção e manutenção que existiriam em um sistema no local.
Privacidade
Uma das maiores preocupações sobre as tecnologias baseadas em nuvem, estão relacionadas à privacidade. As informações em sua nuvem são basicamente confiadas ao provedor de serviços, o que pode gerar preocupação.
No caso do PABX na nuvem, isso significa que o seu provedor de serviços recebeu os vários números de telefone e informações de contato da sua empresa e de seus clientes. Contudo, a maioria dos provedores de serviços em nuvem tem políticas de privacidade específicas estabelecidas para controlar o contato e o uso de suas informações.
É primordial que a empresa provedora de serviços em nuvem garanta aos clientes a melhor segurança possível. A questão da privacidade é um pouco mais complicada. Embora existam medidas de segurança em vigor, como senhas e questões de segurança, ainda é possível que sua conta seja invadida e que suas informações sejam roubadas.
Segurança
O provedor de serviços de PABX na nuvem estará responsável pelo armazenamento e gerenciamento de todos os dados que você deseja que o seu PABX Cloud retenha. Isso significa que suas chamadas são conectadas a seus destinatários pela Internet pelo provedor de serviços. O seu provedor de serviços também faz o backup de todas as informações relevantes que você deseja armazenar em caso de perda de dados se um computador travar. Essas facilidades oferecem mais segurança à sua empresa que não precisará se preocupar com possíveis perdas de arquivos.
Entenda mais sobre as diferenças entre esses dois sistemas clicando aqui
As vantagens do PABX Cloud atende empresas de todos os tamanhos. Se você estiver interessado nesse sistema de telefonia, saiba que existem soluções personalizáveis oferecidas por vários provedores. Avalie quais opções funcionam melhor para as necessidades de sua empresa e faça uma ótima escolha!