O serviço de telefonia é importante para uma empresa, pois por meio dele é feita a comunicação com os clientes e colaboradores. Por esse motivo, é essencial que esse serviço esteja instalado em um servidor eficiente que possibilite a eficiência de suas funções.
É possível realizar a instalação da telefonia de sua empresa em um servidor local ou em servidor na nuvem (cloud). Neste artigo vamos falar um pouco sobre cada um deles para que você entenda qual opção é melhor para seu negócio.
Telefonia em Servidor local
Ao instalar o serviço de telefonia em um servidor local, é preciso ter em mente que para garantir que processos como atualizações de segurança, manutenção de servidor e escalabilidade sejam realizados de forma consistente, é imprescindível ter boa infraestrutura e uma equipe com alto nível de conhecimento técnico.
Dessa forma, a hospedagem em servidor local pode ser uma boa alternativa para empresas que possuem equipes de TI bem estabelecidas, capazes de resolver problemas como: mecanismos de segurança, a fim de proteger a rede contra ameaças e garantir a boa performance no acesso do usuário, bem como solucionar eventuais adversidades que possam impactar drasticamente no desempenho da equipe.
Principais vantagens
- Esteja no controle para garantir a segurança e realizar backups
- Capacidade de adicionar mais personalização a sua rede local
- Maior controle de desempenho (especificações de serviço e outras melhorias)
- Pagamento único pelo software
Principais desvantagens
- Requer equipe de TI interna e altamente capacitada
- Pode exigir a compra de um servidor dedicado e / ou memória adicional
- Upgrades e suporte pós-venda geralmente envolvem custos adicionais
- Costuma ser uma opção mais cara para pequenas empresas
Telefonia em Nuvem
Primeiro, você sabe como funciona a tecnologia na nuvem?
A computação em nuvem significa que seus dados não precisam mais serem armazenados em dispositivos físicos como computador, pendrive ou celular. Esses arquivos podem ser mantidos em um conjunto de computadores em rede, podendo ser acessados de qualquer lugar do mundo onde tenha uma conexão com a Internet. Além disso, na tecnologia cloud, você não corre o risco de perder arquivos acidentalmente, pois eles sempre serão copiados, automaticamente, para um backup.
Serviços de software na nuvem: a solução para pequenas e médias empresas.
A tecnologia na nuvem vai além do armazenamento de arquivos. Atualmente, essa tecnologia impacta cada vez mais na maneira como as empresas de softwares comercializam os seus serviços. O SaaS ((Software como Serviço) se tornou uma tendência, visto que possibilita a redução de custos operacionais e expande horizontes tecnológicos para pequenas e médias empresas.
Os SaaS podem ser armazenados e utilizados em cloud, possibilitando que os recursos que você precisa sejam acessados com apenas alguns cliques, o que torna a ideia de comprar e instalar software de um disco físico algo bastante ultrapassado.
Não é a toa que a popularidade do SaaS só tenha aumentado, afinal, esses serviços são capazes de lidar com hospedagem, hardware, instalação e manutenção, e tudo que você precisa fazer é pagar sua assinatura. Dessa forma, hoje não há mais a necessidade de adquirir licenças ou ter um hardware muito potente para rodar softwares complexos.
O SaaS oferece uma solução de software completa, que pode ser adquirida por meio de uma assinatura, com pagamento mensal e acessível, possibilitando que sua equipe tenha acesso a informações online a qualquer momento, de qualquer dispositivo.
Principais vantagens da telefonia em nuvem
A telefonia em nuvem oferece muitos benefícios para sua empresa, em diversos aspectos, como financeiros e operacionais. Confira as principais vantagens:
- Ao pagar por uma licença SaaS para hospedar seu serviço de telefonia na nuvem, não há custos iniciais. A assinatura mensal é muito benéfica, principalmente para empresas que não têm orçamento suficiente para contar com uma estrutura e equipe para instalar e manter serviços de telefonia internamente, visto que a essa opção de assinatura inclui custos como especificações do servidor, espaço de armazenamento, instalação, manutenção, suporte técnico e o próprio software. Outra vantagem é que esses custos mensais podem ser facilmente gerenciados e contabilizados dentro das despesas mensais da empresa, pois você saberá exatamente o que está pagando e quanto.
- Ao escolher uma solução de telefonia na nuvem significa que a instalação do software e a manutenção técnica são integralmente cuidadas como parte da taxa de assinatura. Isso oferece flexibilidade às empresas, que não precisam de uma equipe ou estrutura complexas para manter esse serviços.
- Mesmo as empresas que já possuem uma equipe de TI, podem se beneficiar com a telefonia em nuvem, pois não precisarão se preocupar com uma série de fatores, como configuração, backup e segurança, que estarão sob a responsabilidade do servidor.
Agora que você já sabe as principais diferenças entre um servidor local e cloud, será muito mais fácil saber qual opção é a melhor dentro das condições de sua empresa. Mas, caso ainda restem dúvidas, continue vendo nossos artigos e confira mais conteúdos que podem auxiliar em sua decisão.