Os serviços de PABX (centrais telefônicas do mundo corporativo) são equipamentos que concentram a comunicação interna, por meio de ramais, e externa, com o uso das linhas telefônicas. Contudo, existem diversas opções de PABX, com benefícios distintos, sendo necessário avaliar as necessidades de sua empresa, bem como o número de operadores e o orçamento disponível para fazer a escolha mais adequada.
Hoje, falaremos sobre as duas principais opções de PABX que existem atualmente. Você irá entender quais são as diferenças entre o PABX físico e o PABX virtual. As duas tecnologias possuem algumas similaridades, no entanto, são distintas, cada uma com suas características. Se você deseja atualizar o sistema de telefonia de sua empresa, saiba que é importante entender as diferenças entre esses sistemas para compreender qual deles é mais adequado para você. Para te ajudar, neste artigo, falaremos mais sobre o assunto. Confira!
PABX físico
Dentre as opções de PABX físicos, existem os analógicos e digitais.
PABX analógico
Os analógicos são mais antigos, projetados para receber linhas fixas convencionais através das operadoras de telefonia fixa. Seu sistema é complexo e exige alto investimento em infraestrutura e suporte técnico especializado. Esta opção ainda é bastante utilizada por empresas de grande porte.
Em relação a inovação, O PABX analógico deixa a desejar, visto que não oferece recursos avançados por não suportar a utilização de ferramentas tecnológicas. Sua A manutenção deve ser feita frequentemente, de preferência, uma vez por semana. Além disso, seu monitoramento deve ser constante, devido ao fato de que trata-se de um sistema que funciona à base de equipamentos físicos.
Se a sua empresa é de grande porte, está disposta a arcar com um alto investimento, e não têm a necessidade desses recursos mais modernos e eficientes, essa pode ser uma moda alternativa.
Vantagens
- Identificador de chamadas
- gerenciamento de ligações
- chamadas em espera
- realização de chamadas distintas para cada ramal
- transferência de chamadas
- bloqueio no recebimento de ligações a cobrar
PABX digital
Este sistema possui todas as funções e vantagens do analógico, porém conta com recursos mais avançados como a melhoria na qualidade de voz, qualidade de voz, controle de volume, maior número de linhas e ramais, e ligações sem interferência.
Quando comparada ao PABX analógico, essa opção é mais vantajosa. Um de seus diferenciais, é a tarifa mais baixa, dado que o sistema é centralizado em uma operadora.
Contudo, antes de implementar, é importante analisar se o custo-benefício vale a pena para seu negócio, já que para seu funcionamento, é necessário o uso de aparelhos digitais para funcionar, por isso, antes de implementar, é importante analisar se o custo-benefício vale a pena para seu negócio.
Vantagens
- todas as funções do PABX analógico
- seleção automática de linhas
- limita a duração das ligações
- em ligações para celulares, permite que a ligação seja feita pela operadora que
- ofereça as melhores tarifas
- configuração simples
- integração com PABX analógico
PABX virtual
Também conhecido como PABX Cloud, essa opção é a mais moderna atualmente, baseada em Voz sobre IP (VoIP), não necessita de aparelhos telefônicos convencionais. O sistema permite uso de ramais virtuais por meio de qualquer dispositivo que tenha acesso a internet. Dessa forma, não é preciso instalar qualquer aparelho físico dentro da empresa. Geralmente, é instalado diretamente em um data center.
Dentre seus principais diferenciais, está a cobrança mensal, em uma única fatura, do sistema telefônico virtual, os aplicativos, os recursos e o serviço telefônico. Além disso, você não precisa se com as atualizações contínuas de software, a manutenção do PABX, entre outras configurações mais técnicas, estarão sob a responsabilidade do serviço de hospedagem.
Outros benefícios dos sistemas telefônicos baseados em nuvem incluem rede em vários escritórios, recuperação avançada de desastres e preços acessíveis. Este sistema PABX é o mais econômico, sendo ideal adequado para pequenas empresas que têm baixos volumes de chamadas e poucos funcionários e buscam por um sistema seguro e eficiente.
Confira aqui porque os PABX Virtuais são o futuro da comunicação.
Principais vantagens
- Suporte às tecnologias digital, analógica, celular, E1 e VoIP
- Para ligações entre ramais, em qualquer lugar do mundo, o custo do minuto é zero
- Possibilita a implementação de URA e discadores automatizados
- Opção para gravação de voz em todas as chamadas
- É possível fazer a integração com outros sistemas
- Não é preciso se preocupar com manutenção e atualizações
Conclusão
Agora que você já sabe as diferenças entre o PABX físico e o PABX virtual, como escolher a melhor opção para sua empresa?
Antes de escolher a melhor opção para sua empresa, não esqueça de considerar os seguintes pontos: o número de colaboradores; o orçamento disponível para o serviço;
a qualidade das chamadas; a baixa manutenção; a capacidade de atendimento.
Esses pontos são básicos e essenciais antes de tomar qualquer decisão, que podem direcionar os tipos mais indicados. Avalie detalhadamente as diferenças entre o PABX físico e o PABX virtual, e veja qual opção atende melhor às demandas de sua empresa, oferecendo os recursos necessários para que a comunicação empresarial seja eficiente, produtiva e otimizada.