Os números 0800, que não cobram custos nas chamadas de quem está telefonando, existem há muitos anos e são bastante populares entre grandes empresas. Inclusive, a ideia que se tem até hoje é de que se trata de um serviço exclusivo para elas.
Mas não é bem assim. Corporações de portes pequeno e médio também podem oferecer aos seus clientes, amigos e público em geral a chance de comunicação gratuita e de qualidade.
É normal, porém, que haja dúvidas em relação à necessidade da implantação de um serviço como esse, ainda mais atualmente, com a popularização de mecanismos como Skype e WhatsApp.
A partir de agora, você verá que, mesmo assim, um número 0800 ainda vale a pena. Conheça suas vantagens e diferenciais, importantes para o funcionamento de qualquer negócio, sem importar o tamanho ou segmento.
Por que ter um número 0800
O primeiro motivo é a popularização do sistema. Antes, para se ter uma linha 0800, o solicitante precisava ocupar uma posição em uma lista de espera para ter o seu pedido atendido. Além disso, o número apenas era cedido se a empresa recebesse um número mínimo de ligações em um determinado período.
Logo, apenas grandes corporações podiam ter acesso ao número 0800, mesmo porque, nesse sistema, o receptor paga as ligações. E as taxas não eram baratas.
Hoje em dia, não há exigências desse grau, e qualquer tipo de negócio pode contar com esse tipo de telefonia, até mesmo porque esse serviço barateou muito. Há várias opções de pacotes, dependendo do número de chamadas recebidas, inclusive com limites de gastos, evitando surpresas desagradáveis na chegada da conta.
Uma outra razão é a facilidade de lembrança do número. Normalmente, a sequência de números é bem simples, com repetição de algarismos, principalmente seguidos. Por isso, o cliente, com poucos contatos visuais ou até mesmo um único, pode memorizar seu telefone. E qualquer solução que facilite a vida de seu cliente é vantajosa, seja ela qual for.
Isso melhora a experiência do usuário ao usar um número 0800, agilizando e facilitando o contato. A importância de ter um número gratuito à disposição aumentou consideravelmente nos últimos anos, mesmo com o advento de outras formas de comunicação.
Atualmente, as operadoras priorizam as chamadas feitas entre seus próprios números, aumentando as taxas para quem precisa ligar para uma linha do concorrente. A neutralidade do sistema 0800, que isenta todos os telefonemas sem fazer distinção de operadoras, é, com certeza, uma grande vantagem e deve ser aproveitada.
Além do mais, oferecer esse benefício gera muita credibilidade junto aos clientes, que passam, mesmo que de forma inconsciente, a confiar mais em seus produtos e serviços. Afinal, mesmo com a democratização do sistema 0800, ainda se tem a ideia de que esse serviço é restrito a grandes empreendimentos.
Essa confiança, aliada à facilidade de comunicação, tem um resultado que não pode ser melhor: aumento nas vendas.
Diferenciais de uma empresa que conta com o sistema
Muitas vezes uma queda nas vendas ou qualquer fato negativo ocorrido em um negócio não são explicados. As verdadeiras razões para isso não são reveladas pelos clientes, por falta de chances ou até mesmo coragem. Abrir um canal é essencial para ouvir todos os tipos de feedback, inclusive os negativos.
Ao final de uma ligação para uma empresa, você já deve ter recebido um pedido para avaliar a qualidade dos serviços prestados, bem como o atendente. Através de um número 0800, promover essa oportunidade é mais fácil, cômodo e rápido.
Ter essa avaliação constante pode ajudar a continuar o que está sendo feito de forma eficiente e também corrigir alguns equívocos, auxiliando até mesmo na gestão corporativa.
Os dados não ficam somente por aí. Ao analisar a origem de cada ligação – uma das principais funcionalidades do sistema –, é possível começar a traçar o perfil de seu público-alvo. Essa informação é valiosa também para traçar estratégias de marketing.
Números de telefone convencionais restringem o horário de atendimento ao comercial, de segunda a sexta-feira, na maioria das vezes. Mesmo que os produtos e serviços de sua empresa possibilitem mais flexibilidade de dias e horários, isso pode se tornar inviável com linhas convencionais.
Porém, um número 0800 facilita essa flexibilização, permitindo a automação do atendimento e a solução de problemas do cliente, mesmo fora dos horários tradicionais.
Se você atua no segmento de e-commerce ou divulga sua empresa na internet, saiba que o telefone pode ser um excelente parceiro para a comunicação online. De acordo com uma pesquisa do IPSOS/Google, de cada 100 pessoas que fazem uma busca na rede sobre qualquer produto ou serviço de seu interesse, 43 anotam um número de telefone e preferem continuar o contato dessa forma.
Apenas esse fato pode colocar o seu empreendimento à frente da concorrência, pois muito se investe em formas de contato através do próprio site, ignorando o telefônico.
O problema é que muitas pessoas, por receio ou falta de familiaridade, desistem de manter contato quando não há um número de telefone à disposição.
Contar com um número 0800 é muito mais do que simplesmente oferecer ligações gratuitas para seus clientes. É ter um serviço de qualidade à disposição deles, gerando inúmeros benefícios diferenciais, como você pôde ler ao longo deste texto.
Portanto, não perca tempo! Entre em contato em caso de dúvidas ou comente. Este é um canal aberto para solucionar todas as dúvidas sobre esse sistema e como ele pode ajudar a sua empresa.
Para saber mais sobre soluções de telefonia que podem ajudar você e o seu negócio, leia nossos outros artigos. Você terá informações valiosas para otimizá-las.
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