Estamos cada vez mais exigentes com mercadorias e atendimentos. Realizar um bom serviço de atendimento ao cliente e melhorar cada vez mais é fundamental para fidelizar um comprador.
Atualmente, os valores das mercadorias não estão muito diferentes entre uma loja e outra, por isso, o preço já não é mais o ponto principal de decisão na hora de contratar um serviço. Algumas pesquisas já começaram a revelar que o atendimento é primordial para finalizar a compra e para a divulgação da marca, afinal, o boca a boca é a melhor propaganda.
Infelizmente, ainda vemos que muitas empresas acabam negligenciando o atendimento ao cliente por falta de planejamento, ou até mesmo por falta de conhecimento de ferramentas que auxiliam no processo e acabam perdendo muitas vendas por conta da insatisfação dos clientes.
Mas não se preocupe! Vamos dar algumas dicas para melhorar seu atendimento! Basta continuar conferindo, colocar em prática e ver os negócios crescerem!
1- Capacite sua equipe!
Uma equipe bem treinada gera mais resultados e uma grande melhoria para a empresa. Para aprimorar seu atendimento, busque instruir seus profissionais e invista em treinamentos e ferramentas que vão capacitar ainda mais a sua equipe.
Faça uma avaliação de como sua empresa se porta com os clientes e veja como pode favorecer o atendimento. Converse com sua equipe e trace metas reais de serviços que vão ajudar no entendimento de como estão sendo realizados os trabalhos.
Busque implementar plataformas de atendimento que façam a análise de resultados dos serviços prestados. Com a ajuda dessas ferramentas, você terá como analisar quais áreas precisam de mudanças, assim como realizar um planejamento bem estruturado para melhorar cada vez mais o atendimento.
2- Preste atenção no que seu cliente tem para falar
Ouvir o seu cliente é de extrema importância para o sucesso de um serviço de atendimento. Um bom atendente precisa se atentar às solicitações do consumidor, ouvindo tudo da forma mais receptiva possível.
Para que o cliente sinta-se bem, relatando suas dúvidas, é preciso mostrar empatia e muita disposição para atender as exigências. Tenha paciência e seja calmo para compreender o que o cliente deseja, tente resolver os pedidos logo no primeiro contato, sempre falando a verdade e relevando todas as normas da empresa.
Uma ouvidoria eficiente também vai ajudar a minimizar as demandas que não foram resolvidas ao longo do atendimento. Essa área precisa esclarecer e resolver todas as dificuldades encontradas pelo cliente, além de manter o presidente da empresa a par de todos os problemas.
3- Menos tempo, mais satisfação
Pense: quando você espera menos tempo na fila de um atendimento, você sai muito mais satisfeito, não é mesmo?
Temos certeza que sim, por isso, essa é uma das formas mais fáceis de agradar um cliente e ajudar a diminuir o nervosismo.
Ao ligar para o serviço de atendimento ao consumidor, muitos clientes já estão insatisfeitos com algum detalhe do produto que adquiriram, e a espera faz com que esse mal-estar fique ainda mais evidente, por isso, invista em ferramentas que vão ajudar a otimizar esse tempo.
Contrate dispositivos que ajudam a reduzir o tempo da espera e faça com que seus clientes não fiquem ainda mais nervosos do que já estão quando fazem esse contato.
4- Mais opções para canais de serviço de atendimento
Oferecer mais opções de canais de serviço de atendimento para seus clientes pode ser uma boa estratégia para fidelizar ainda mais seu público. Com mais de uma opção de escolha, seus consumidores vão poder selecionar qual o canal mais conveniente para entrar em contato.
Implementando ferramentas como chat, e-mail, facebook e até mesmo whatsapp, faz com que sua empresa fique ainda mais próxima dos clientes, além de gerar diversas formas de solucionar os pedidos e dúvidas requisitadas.
Seguindo esses passos, temos certeza que você terá uma grande melhora em seu serviço de atendimento ao cliente. Conheça nossas soluções em telefonia e otimize seus resultados.