Você sente que seu serviço de atendimento ao consumidor pode melhorar? Que apesar da sua equipe ser excelente, você precisa começar a otimizar os resultados para ter boas projeções para o futuro? Um serviço de atendimento ao cliente é essencial para alavancar os resultados de uma boa empresa, por isso, precisa estar sempre atual e eficiente para gerar cada vez mais resultados.
Prestar um bom atendimento ao cliente já não é mais um diferencial para a sobrevivência de uma empresa, é um ato essencial para que sua marca permaneça no mercado atual driblando a concorrência.
Mas como você pode saber se seu serviço de 0800 pode melhorar ou não? Pense o seguinte: quão melhor estiverem seus serviços, mais resultados você terá, então continue lendo nosso artigo para descobrir como otimizar seus negócios.
1- Crie metas para seus atendentes
Criar metas para seu serviço de atendimento ao consumidor fará com que a produtividade aumente e as metas fiquem claras, podendo ser mais facilmente cumpridas.
Com esse tipo de sistema, problemas de motivação e dúvidas poderão ser solucionadas. Procure entender quais são os motivos que estão impedindo que os funcionários cumpram as metas e ofereça soluções para os problemas encontrados. Desse modo, você estará mostrando que se importa com o bem-estar deles, além de descobrir quais são os pontos fortes e fracos do seu atendimento para melhorá-los.
Explique para seus colaboradores que implementando metas, você está dando auxílio nos processos da empresa e ajudando no funcionamento dos negócios.
2- Como receber um chamado e solicitação?
Ao receber um chamado ou ligação, você precisa deixar bem claro a sua intenção de ajudar e resolver o problema do cliente da melhor maneira possível.
Não se afobe, espere o cliente relatar o serviço necessário. Deixe ele falar. Depois faça as perguntas necessárias para atender à solicitação, compreendendo qual é a sua necessidade.
Esclareça todas as questões e dúvidas que você tem sobre o que foi pedido, certificando-se que entendeu bem tudo o que foi relatado. Esteja preparado para sugerir soluções, orientando o cliente em todas as etapas que devem ser feitas.
Não faça promessas que você não tem certeza se pode ou não cumprir, tenha o conhecimento absoluto de todas as normas e trabalhos que sua empresa oferece e instrua o cliente apenas com questões que você sabe que serão realizadas.
3- Gentileza é fundamental
Pode ter certeza, gentileza é fundamental para qualquer trabalho que lida com o público e com atendimento ao consumidor, esse fator é completamente essencial para que o trabalho seja realizando com muita perfeição.
Além de gentileza gerar gentileza, ela transmite confiança ao público. Uma abordagem mais educada e simpática faz com que o cliente fique mais tranquilo ao relatar o problema e buscar a solução. O atendente deve sempre cultivar a boa educação.
Caso queira treinar sua equipe, ligue para o telefone do SAC e se identifique como uma pessoa diferente, veja como seus funcionários vão atendê-lo. Se não for satisfatório o modo como foi atendido, busque realizar treinamentos e aprimorar todas as questões que foram apontadas.
4- Dedique-se ao seu cliente
Sim, para melhorar seu atendimento ao consumidor você precisa se dedicar para resolver o problema do seu cliente. Um bom treinamento vai garantir que o atendimento seja agilizado e você tenha uma boa demanda ao longo do tempo.
Foque na clareza do serviço e deixe bem definida a sua dedicação. A principal função de um SAC é atender e resolver questões. É necessário ouvir as respostas e perguntas do consumidor. Evite o redirecionamento e caso não tenha uma resposta, anote, busque a resolução e retorne, assim você estará nutrindo um bom relacionamento.
É necessário saber que o cliente provavelmente não estará de bom humor ao ligar para o SAC. Para deixar seu atendimento ao consumidor ainda melhor, os atendentes precisam saber falar e não se deixar levar pelo nervosismo da conversa. Não se altere, mantenha a calma e procure seguir todo o treinamento que lhe foi passado.
5- Ferramentas para melhorar seu atendimento ao consumidor
As redes sociais fazem parte marcante da rotina de muitas pessoas, por isso, investir em um atendimento via internet pode ser uma maneira de aprimorar o atendimento ao consumidor. Mas tenha muito cuidado, não deixe seus clientes sem resposta! Faça checagens todos os dias.
Como falamos anteriormente, quem liga para um SAC não costuma estar bem-humorado, e o nervosismo poderá ficar ainda mais alterado se a espera por resposta for muito grande.
Tenha uma equipe competente de social media para ajudar a resolver os problemas dos consumidores que entraram em contato por meio de mídias sociais.
Levando essas dicas em consideração, você vai perceber que a melhora no seu atendimento ao consumidor será muito grande.
Treine sua equipe e foque no sucesso que você busca alcançar para a sua empresa. Com um serviço de atendimento ao cliente eficiente, você vai conseguir fidelizar ainda mais seu público e aumentar o sucesso da sua marca.
Busque a melhor maneira de se comunicar e seja simpático. Um consumidor feliz vai indicar seus serviços para amigos e conhecidos.