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Como um atendimento ruim ao consumidor prejudica sua empresa

O atendimento ao consumidor não é apenas algo a mais que a sua empresa realiza para agradar os clientes. Essa tarefa é um conjunto de práticas que visam organizar e fidelizar um cliente, sendo assim, você precisa dedicar muito esforço e muita atenção para melhorar sempre e gerar cada vez mais receitas.

Tendo esse entendimento, você pode começar a analisar as demandas e realizar as alterações necessárias para que tudo seja da melhor qualidade e funcionamento.

A qualidade do atendimento é determinada pelo seu cliente e não por você, por isso é preciso capacitar perfeitamente a sua equipe, para que nenhum dos consumidores fiquem  insatisfeitos com o seu serviço. Um atendimento considerado ruim, faz com que o cliente não consuma mais nada em sua loja, nem fale bem da sua marca para amigos, familiares e parceiros, além disso ele não gera a compra recorrente.

Mas ao contrário, se seu cliente ficar satisfeito com o atendimento, isso irá gerar compras e possíveis prospectos futuros.

Infelizmente, a má notícia é que um atendimento ruim é o que mais gera repercussão. Por isso que um serviço mal feito prejudica a sua empresa. Separamos algumas dicas para que você realize um bom trabalho e consiga agradar o máximo de clientes possíveis. Confira!

1- Gerenciamento de expectativas

Lembre-se, você precisa se atentar ao que é bom para o seu cliente, e às vezes, isso não significa o que é bom para você.

Algumas ações que podem ser estimulantes para o seu cliente, podem não fazer tanto sentido para você. Por isso, sempre procure entender o seu público-alvo, suas dores e todos os seus questionamentos.

Procure saber o que ele espera quando for atendido e adapte o máximo possível do seu atendimento para tal expectativa.

Sabendo como agradar seu cliente, você conquista ainda mais consumidores e, consequentemente, mais vendas. Por isso, você precisa estar sempre atento a tudo, do contrário, sua empresa será mal avaliada.

2- Tratar bem e possuir um atendimento diferenciado não é a mesma coisa

Tratar bem é fundamental para qualquer tipo de atendimento ao cliente, mas tratar de forma diferenciada, buscando agradar o cliente da melhor forma possível, solucionando suas dúvidas e questionamentos, sendo sempre sincero e atencioso faz com que você crie um relacionamento mais forte.

Um atendimento ruim pode prejudicar sua empresa, por isso, você precisa saber que esse tipo de relação começa muito antes dos processos de venda e não acaba após a finalização.

3- Foque em todo o processo de relacionamento para não gerar um atendimento ruim ao consumidor

Como relatamos acima, para atender um cliente é necessário possuir um relacionamento que promova todos os processos de compra, desde o primeiro relacionamento, até as resoluções de problemas que ele poderá apresentar no pós-compra.

4- Prometa apenas o que poderá cumprir

Essa dica é fundamental para não gerar mal estar durante um atendimento. Não crie expectativas para o seu cliente se você não está 100% seguro de que poderá cumpri-las.

Pense em como você gostaria de ser tratado caso estivesse na mesma situação que ele. Temos certeza que você não gostaria de ser atraído por promessas falsas que servem apenas para ludibriar os clientes, não é mesmo?

Pois é, sabemos que não, por isso é imprescindível você ter certeza do que está falando e prometendo, conheça todas as regras da empresa que trabalha e prometa apenas o que você poderá cumprir!

5- Invista no pós-venda

Saiba que para não gerar um atendimento ruim ao consumidor e criar prejuízos para sua empresa, você precisa entender também de pós-venda.

Como falamos, coloque-se no lugar do seu cliente, imagine a frustração que é comprar um produto ou um serviço e não obter o resultado esperado. Essa situação pode gerar um grande desconforto para você, para o seu cliente e sua empresa, ainda mais se você não souber lidar com esse tipo de questão.

O atendimento ao cliente precisa ter a preocupação contínua e a certeza de que um bom trabalho irá gerar muitos benefícios, por isso, invista em soluções especializadas de confiança e não negligencie nenhum relacionamento do atendimento!

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